Sábado, 20 de Janeiro de 2018

Buscar  
Rio Grande do Norte

Publicada em 09/01/18 às 22:41h - 88 visualizações
COSERN REGISTROU 332 CASOS DE ABALROAMENTOS EM POSTES EM 2017
COSERN REGISTROU 332 CASOS DE ABALROAMENTOS EM POSTES EM 2017

Macau 94 FM


Além de prejudicar o fornecimento de energia elétrica para mais de 330 mil residências, ocorrência pode levar motoristas infratores a arcarem com prejuízos com cada poste avariado

Natal, 09 de janeiro de 2018

A estatística é preocupante: em média, uma vez por dia, o Centro de Operações Integrado (COI) da Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, registra uma interrupção do fornecimento de energia elétrica em alguma região do estado provocada por abalroamentos em postes.

Este tipo de acidente está associado, na maioria dos casos, à influência do consumo de bebida alcoólica, à velocidade de condução acima da permitida ou mesmo à imperícia do motorista. Ao longo de 2017, esses fatores provocaram 332 casos de abalroamentos que deixaram 330 mil unidades consumidoras sem energia elétrica em todo Rio Grande do Norte (confira na tabela abaixo o ranking das 10 cidades nas quais os consumidores foram mais afetados por abalroamentos no ano passado).

Na maioria dos casos, a proteção do sistema elétrico da Cosern atua de forma imediata e instantaneamente desliga o fornecimento de energia da rede elétrica interligada ao poste avariado. Em seguida, utilizando os cerca de 780 equipamentos telecomandados instalados na rede elétrica, a área técnica da Cosern realizam "manobras de transferência" e reestabelecem de forma automática o fornecimento para o maior número possível de clientes. Em determinadas situações, alguns clientes localizados muito próximos ao poste avariado ficam sem energia até que o mesmo seja substituído e a rede, recomposta.

De acordo com o Gerente de Operações da Cosern, Antônio Carlos Queiroz, o custo com o reparo de cada poste danificado é de cerca de R$ 5 mil. "Nestes casos, a Cosern aciona o órgão de trânsito competente, faz um boletim de ocorrência informando os dados do veículo e do condutor, registra quais são os danos ao patrimônio e aciona administrativamente o motorista que provocou o abalroamento para que ele pague o prejuízo", informa Antônio Carlos.

O Gerente faz ainda um alerta de segurança importante para os condutores envolvidos em colisão com postes: caso os cabos fiquem partidos sobre o veículo e não ocorra indício de incêndio dentro do mesmo, o motorista deve permanecer no interior do carro até que uma equipe da Cosern chegue ao local.

A Cosern ressalta, ainda, que a população sempre deve manter distância da rede elétrica e, por questões de segurança, não deve se aproximar de postes ou fios caídos em nenhuma situação, especialmente para filmar ou fotografar ocorrências, evitando assim que outros acidentes aconteçam. A atitude correta é ligar para o telefone 116 e informar sobre a ocorrência.

RANKING

MUNICÍPIO

                      CONSUMIDORES AFETADOS

NATAL

113.299

                                 SÃO GONÇALO DO AMARANTE

52.157

CURRAIS NOVOS

16.238

TOUROS

14.512

JOÃO CÂMARA

14.504

MOSSORÓ

12.689

CEARÁ MIRIM

11.786

MACAÍBA

9.880

PARNAMIRIM

9.730

10º

MACAU

7.170

Fonte: COI - Cosern 2017

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).





Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Hora Certa
Top Música
1
TRANSPLANTE - Marilia M. ft. Bruno & M.
TRANSPLANTE
Marilia M. ft. Bruno & M.
2
SONHEI QUE TAVA ME CASANDO - Wesley Safadão
SONHEI QUE TAVA ME CASANDO
Wesley Safadão
3
POPA DA BUNDA - Psirico e Àttooxxá
POPA DA BUNDA
Psirico e Àttooxxá
4
A MOÇA DO ESPELHO - Jonas Esticado
A MOÇA DO ESPELHO
Jonas Esticado
5
CHEGUEI PRA TE AMAR - Ivete Sangalo ft. MC Livinho
CHEGUEI PRA TE AMAR
Ivete Sangalo ft. MC Livinho
6
QUATRO SORRISOS - Marcia Fellipe
QUATRO SORRISOS
Marcia Fellipe
7
TRAIDOR - Paula Fernandes
TRAIDOR
Paula Fernandes
8
SE É PRA GENTE FICAR - Solange Almeida
SE É PRA GENTE FICAR
Solange Almeida
9
BENGALA E CROCHÊ - Maiara e Maraisa
BENGALA E CROCHÊ
Maiara e Maraisa
10
UBER - Aviões (Xand)
UBER
Aviões (Xand)
W.H.Z. EMPRESA JORNALISTICA E DE RADIODIFUSÃO LTDA
Copyright (c) 2018 - Macau 94 FM - Todos os direitos reservados