Terça-feira, 21 de Agosto de 2018

Buscar  
Brasil

Publicada em 07/08/18 às 22:38h - 88 visualizações
Facebook entrega ao MPF lista de páginas e perfis excluídos – Confira
Facebook entrega ao MPF lista de páginas e perfis excluídos – Confira

Macau 94 FM


Rede excluiu 196 páginas e 87 perfis por divulgarem informações falsas para "enganar pessoas". Maioria aparentemente não tem viés político

Por Redação

FACEBOOK DISSE QUE PÁGINAS FORAM EXCLUÍDAS PORQUE FAZIAM PARTE DE UMA REDE COORDENADA QUE SE OCULTAVA COM O USO DE CONTAS FALSAS PARA ENGANAR PESSOAS. FOTO: REPRODUÇÃO

O Ministério Público Federal (MPF) recebeu do Facebook, a lista de páginas e perfis excluídos pela rede social no último dia 25 de julho. As exclusões foram divulgadas pela própria companhia que, na ocasião, limitou-se a justificar que as páginas excluídas formariam uma suposta “rede de desinformação” propagadora de notícias falsas (Fake News).

O MPF diz que o procurador da República Ailton Benedito, com atuação em Goiás, investiga o Facebook, desde setembro do ano passado, por supostos atos de censura e bloqueio de seus usuários brasileiros. “Pelo grande interesse da sociedade nos fatos em apuração, o MPF dá publicidade e transparência às investigações e à lista recebida do Facebook”, esclarece o procurador.

Após o Facebook anunciar a exclusão de 196 páginas e 87 perfis brasileiros no mês passado, o MPF havia solicitado a lista de páginas e perfis banidos, bem como uma explicação para a exclusão de cada um. A empresa não explicou cada exclusão, mas entregou uma declaração generalizada a respeito de todos. Segundo a companhia,  os perfis e as páginas foram banidos por, entre outros motivos, usarem nomes falsos, enganar pessoas sobre a origem de seu conteúdo, espalhar links adulterados e “enganar pessoas na tentativa de encorajar compartilhamentos, curtidas ou cliques”.

Após o anúncio da exclusão das páginas, as agências de notícias informaram que parte delas era ligada ao Movimento Brasil Livre (MBL), grupo político de direita que se notabilizou durante os protestos pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, que veio a confirmar e protestar contra as exclusões e cobrar uma manifestação do MPF alegando que estava sendo censurado.

Na lista divulgada pelo MPF, aparecem quatro páginas com o nome do grupo, filiais do movimento em São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caraguatatuba. Também estão na lista páginas de sites utilizados pelo movimento para divulgar notícias de viés político, incluindo Jornalivre, O Diário Nacional e Ceticismo Político, que divulgou notícias falsas sobre a morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL). Três páginas têm o nome do candidato a Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) no título. Outras simulam nomes de veículos de imprensa e há aquelas de assuntos diversos que, a julgar pelos nomes na lista, não tinham atuação política.





Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Hora Certa
Top Música
1
TRANSPLANTE
Marilia M. ft. Bruno & M.
2
SONHEI QUE TAVA ME CASANDO
Wesley Safadão
3
POPA DA BUNDA
Psirico e Àttooxxá
4
A MOÇA DO ESPELHO
Jonas Esticado
5
CHEGUEI PRA TE AMAR
Ivete Sangalo ft. MC Livinho
6
QUATRO SORRISOS
Marcia Fellipe
7
TRAIDOR
Paula Fernandes
8
SE É PRA GENTE FICAR
Solange Almeida
9
BENGALA E CROCHÊ
Maiara e Maraisa
10
UBER
Aviões (Xand)
Redes Sociais


Bate Papo

Digite seu NOME:


W.H.Z. EMPRESA JORNALISTICA E DE RADIODIFUSÃO LTDA
Copyright (c) 2018 - Macau 94 FM - Todos os direitos reservados